quinta-feira, 23 de abril de 2009

Termologia e o meio ambiente

Qual a relação entre termologia e o meio ambiente?
Quais as condições necessárias para a sobrevivência do homem no planeta Terra?
Pesquise e publique aqui as mudanças climáticas sofridas pelo nosso planeta.

10 comentários:

  1. Apesar de não saber "rien de rien" da sua área, fico muito contente de estarmos "tentando" melhorar as aulas e a comunicação com nossos aluninhos.

    ResponderExcluir
  2. Douglas Assis/3ºA/Vespertino/Luiz Vianna

    Bom, a relação entre a termologia com o meio ambiente é que estuda a temperatura ou suas variações. O homem com o desmatamento e a poluição está fazendo com que ocorram impactos com o clima, surgindo então as mudanças climaticas. Como por exemplo o aquecimento global. Então para amenizar essas mudanças o homem tem que se conscientizar, deixando assim de poluir o ar, desmatar a floresta, fazer o reflorestamento e por fim preservar o que ainda resta de floresta.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. marinete: a termologia p/ mim é o estudo de que forma este calor que pode ser trocado entre os corpos..

    ResponderExcluir
  5. Dalila Machado,Luiz Vianna, 3º ano, Vespertino.

    Termologia é a parte da física que estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor.E o meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos, pela chuva, geada, neve, temperatura quente ou fria, evaporação da água, humidade, vento e muitas outras condições do tempo...

    ResponderExcluir
  6. Edilan- 3º ano
    Luiz viana
    vespertino

    As mudanças climáticas sofridas pelo planeta não são, sob qualquer circunstância uma novidade e nem fruto do nosso super desenvolvido modelo industrial e sim de uma determinada reação em relação aos gases presentes em nossa atmosfera. O efeito estufa, ou seja, a concentração de diversos gases tais como o vapor de água e carbono, por exemplo, é o responsável para que a temperatura média de nosso planeta seja de aproximadamente 15°C, o que se não existisse seria de mais ou menos 17°C negativos e muitas das formas de vida não existiriam sequer.
    Nos últimos cem anos a temperatura do planeta subiu cerca de 0,7°C e isso já é o suficiente para que grandes mudanças aconteçam e toda a estrutura em que nossa vida está baseada historicamente (ficar perto de rios e mares para ter acesso a comida e um vasto uso de aqueodutos entre outros fatores) seja colocada em xeque e ainda, conforme demonstram estudos bastaria o aumento de 3°C aproximadamente para que a vida nesse planeta deixasse de existir como a conhecemos.
    No desenvolvimento do planeta Terra, a milhões de anos os dinossauros deixaram de existir por um processo similar quando a estrutura atmosférica se tornou em absoluto diferente ao que se acostuma e tais mudanças vieram a mudar milhões de anos a rotina do planeta chegando mesmo a era glacial.

    ResponderExcluir
  7. "A Termologia ou Termofísica é a parte da Física que estuda o calor,Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.pela chuva, geada, neve, temperatura quente ou fria"Com tantos acontecimentos em nosso planeta, O MEIO AMBIENTE esta cada dia mais quente... é um reflexo da maneira em que o homem manipula o Planeta e o seres viventes assim tornando sucessivamente insuportavel pelo o aumento da temperatura ,é possível viver com a termologia e o meio ambiente equilibrados basta cuidar com responsabilidade os recursos naturais em nosso planeta.

    Joatas S Santos
    3ºA,vespertino

    vlw,bj me liga!rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Criss Dessa 3º

    Sim, Termologia é a parte da física que estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor.
    A relação entre a termologia com o meio ambiente é que estuda a temperatura ou suas variações. O ser humano com o desmatamento e a poluição estão fazendo com que ocorram impactos com o clima, surgindo então às mudanças climáticas. E se o homem não fizer nada para que este aquecimento venha se mandado estável o final desta historia não ai ser um bom final

    ResponderExcluir
  9. Renata Rafaela 3° ano Luis Viana vespertino

    A termologia é o ramo da física que estuda as variações de temperatura, ela tem uma relação profunda com o meio ambiente, o efeito estufa é um exemplo. Os gases que emitimos em excesso acabam influênciando na alta temperatura no planeta derretendo geleiras, aumentando o volume da chuva e de outros fenômenos naturais que andam desrregulados pela ação do homem, deveriamos aproveitar os conhecimentos físicos e das outras ciências nessa área para evitar catastrofes posteriores

    ResponderExcluir
  10. JACK FREIRE!
    A termologia estuda o calor, ou as mudanças d temperaturas do meio ambiente. O homem precisa de um ambiente estável para viver bem. Infelizmente não estamos vivendo com a temperatura estável por causa do aumento da temperatura em toda parte terrestre, ou de todo o planeta, que é o chamado Aquecimento global. Essa mudança climática global explica tudo q estamos vivendo hoje por conta do derretimento das geleiras e o aumentando o nível do mar e trazendo secas , enchentes avassaladoras e extinções , o desequilíbrio da chuva (muita chuva pra uns e pouca para outros) afetando plantações e florestas.

    ResponderExcluir